Marketing Olfativo - Sinta esta experiência.
- Alexandre Lemos
- 9 de ago. de 2021
- 4 min de leitura
Até há algum tempo atrás uma boa música, uma iluminação correta e um belo paisagismo, juntos, criavam um ambiente incentivador para que o cliente se relacionasse melhor com os negócios.
No entanto hoje, muitas empresas estão adicionando aromas a esta experiência, estabelecendo uma conexão ainda mais forte com o cliente.
As fragrâncias não apenas proporcionam uma experiência mais agradável, mas também aumentam a possibilidade de fidelizar seu cliente.

Por que fragrâncias?
Muito provavelmente você já viveu a experiência de entrar em algum lugar e sentir um aroma que te traz boas lembranças e uma forte emoção. Foi o seu olfato que te levou a isso. O olfato controla 70% das nossas emoções.
Os cheiros são fortemente associados às nossas lembranças.
Sabe por que? Por que o olfato é o único sentido diretamente conectado ao sistema límbico do cérebro, a unidade responsável pelas emoções e comportamentos sociais.
Portanto um perfume colocado estrategicamente em um ambiente, vai mexer com as emoções de seu cliente. Levando até ele uma sensação de conforto e bem estar.
Embora o marketing olfativo tenha sido introduzido pela primeira vez para controlar odores desagradáveis, hoje cada vez mais as empresas estão usando esta tecnologia para atrair seu cliente e criar uma identidade para sua marca.
Se você ainda não está empregando o marketing olfativo no seu negócio, listo aqui 10 razões pelas quais o aroma tem que participar de sua empresa:
1. Aumento de Vendas
Quer melhor motivo para usar o marketing olfativo do que esse?
Combinar o perfume certo com a estratégia de marketing de sua empresa é a chave para seu sucesso. Estas duas ações darão ideia de que seu produto tem qualidade e farão com que seu cliente se sinta mais confiante, incentivando-o a interagir com seu espaço e produto por mais tempo.
Por exemplo, um estudo de pesquisa de mercado provou que os varejistas podem aumentar as vendas em até 19% usando aromas em suas lojas.
Em outro exemplo, uma loja de eletrodomésticos e eletrônicos registra um aumento nas vendas de 33%, adicionando aromas de torta de maçã e biscoitos a seus andares de vendas.
Se você precisar de apenas um motivo para adicionar o marketing olfativo à sua empresa, aí está!
2. Cliente Tranquilo
Quando seu cliente caminha pelo sua empresa, você quer que ele se sinta relaxado, feliz e pronto para fazer negócios. O marketing olfativo pode ajudar nisso. O perfume criará este ambiente.
3. Impacta-lo nos primeiros 15 segundos
Os primeiros 15 segundos da experiência de compra de um consumidor são críticos. Este curto período de tempo é determinante para o cliente saber como se sente em relação à sua experiência geral de compra em sua empresa. O perfume ambiente pode dar o tom para que essa experiência seja longa e produtiva.
4. Criar sua Assinatura Sensorial
Algumas empresas criam um aroma de assinatura exclusivo para aumentar a fidelidade à marca.
Para se ter uma ideia, algumas lojas borrifam seu perfume de assinatura nas caixas de presente, para que os clientes lembrem de sua loja.
Usar um perfume exclusivo é apenas mais uma maneira dos profissionais de marketing distinguirem sua marca da concorrência.
5. Ilusão de Espaço Ambiente
Você também pode obter ilusões de mais ou menos espaço com cheiro. Incrível não é mesmo?
Por exemplo, aromas leves, como maçã verde, pepino, aloe vera ou frutas cítricas, podem fazer um espaço parecer maior, enquanto perfumes picantes, amadeirados ou doces podem ter o efeito oposto.
Com certeza é muito mais barato usar a estratégia do marketing olfativo, do que fazer uma reforma em sua loja para ampliar ou diminuir espaço.
6. Melhorar o Ambiente Interior
Se sua loja precisa de uma cara nova e seu orçamento é limitado, tente aromatizar o ambiente. Ele oferece uma atualização mais econômica do que a substituição de acessórios permanentes, como iluminação ou vitrines.
7. Tornar seu Ambiente mais Agradável
O marketing olfativo, na verdade tem suas raízes em mascarar odores desagradáveis, como fumaça de cigarro que costumava ser predominante em bares e boates.
Se o seu negócio produz um cheiro desagradável, o marketing olfativo pode criar uma experiência mais agradável para seus clientes, tornando seu ambiente mais acolhedor.
8. Experiência de Compra Prolongada
Embora alguém possa pensar que uma livraria deva cheirar livros, o cheiro de papel e tinta não é um atrativo para os clientes. Para este ambiente foi recomendado o cheiro de chocolate.
Um estudo publicado no Journal of Environmental Psychology detalha um projeto em que pesquisadores monitoravam clientes em livrarias com e sem cheiro de chocolate e descobriram que, quando o perfume estava presente, os clientes pesquisavam duas vezes mais; interagiam três vezes mais com o pessoal da loja e compravam muito mais.
Talvez as livrarias devam considerar contratar uma chocolateria no lugar de um café.
9. Impulsionar Boas Memórias
Quando um cliente entra em uma loja de mobiliário doméstico, você quer que ele se sinta em casa, para tanto uma maneira de passar essa sensação é perfumar a loja com aromas ‘caseiros’, que evocam lembranças de infância, tais como delícias saídas do forno. Esses aromas acionam as lembranças e trazem boas memórias.
10. Aprimorar o Aprendizado
Aromas podem tornar o aprendizado mais fácil. Se a sua empresa realiza treinamentos ou faz workshop perfume o ambiente com uma mistura de aromas tais como alecrim e sálvia. Estes aromas estimulam a concentração e revigoram a atividade mental.
Muito bem, se você deseja se beneficiar do aumento de lucros, da fidelidade à sua marca e de clientes mais relaxados e felizes, considere o marketing olfativo. Esta experiência vai mudar sua vida!
A LeBruLe Sense é especialista e convida você para agendar uma visita ou mesmo manter contato via e-mail para assim saber ao certo o que realmente é o marketing olfativo e o que ele pode fazer pela sua empresa.



Comentários