10 POSSIBILIDADES DO MARKETING OLFATIVO – Como utilizar para o aumento de vendas!
- Alexandre Lemos
- 17 de ago. de 2021
- 5 min de leitura
Já parou para pensar quanto o marketing olfativo pode influenciar para o aumento de vendas?

Imagine você indo até a padaria logo cedo, e sentir o aroma de café fresco, do pão quentinho saindo do forno… o quanto isso mexe com seu instinto não é mesmo?
Além de despertar o apetite, esses aromas nos remetem ao desejo de caprichar na primeira refeição do dia, comprando mais ingredientes e recheando a mesa com muito mais itens.
A verdade é que o olfato é um dos sentidos mais importantes para o ser humano, porque traz memórias e desperta o desejo.
E, aproveitando dessas característica é que surge o marketing olfativo.
De fato, não é uma proposta nova, mas é sem dúvida uma das estratégias mais interessantes para atrair clientes e aumentar vendas em qualquer segmento de mercado.
De forma bastante clara e direta, podemos dizer que se trata do estímulo entre o que o cheiro é capaz de despertar nas pessoas que frequentam o ambiente e como isso pode potencializar o desejo de compra.
Por isso, neste artigo iremos explicar tudo sobre essa tendência mundial e como você também deve considerar incorpora-la na sua loja, escritório, clínica, e outros setores, para alavancar os seus resultados.
O poder do Marketing Olfativo para o aumento de vendas
A associação é uma das questões pertinentes ao Marketing Olfativo, pois é preciso de fato fazer conexão entre odores e sentidos das pessoas que frequentam os ambientes comerciais.

O marketing olfativo tem poder, mas exige planejamento seguindo diretrizes para que as experiências dos clientes, seja perfeita. Por isso, deve-se levar em conta:
O tipo de negócio, para que o aroma seja registrado no cérebro com positividade;
As fragrâncias devem ser estudas e escolhidas por profissionais da área de marketing olfativo;
A aromatização deve ser proporcionada com técnica, profissionais qualificados e equipamentos adequados;
Todo o processo de aromatizar o ambiente deve ter foco no bem-estar dos clientes e também dos colaboradores (produtores e vendedores).
Para entender ainda mais o quanto as estratégias de marketing olfativo devem ser aplicadas no seu negócio, imagine como exemplo, as grandes montadoras de veículos que, cada vez mais, investem em cheiros específicos em seus carros, para que o cliente sinta o desejo de possuir aquele bem.
No marketing, este aroma ficou conhecido como “cheiro de carro novo”. De forma proposital, ele é introduzido nos veículos, dando ao possível comprador a instantânea sensação de que está mais perto de realizar o seu sonho de consumo.
A aromatização de ambientes – Quais os benefícios?

É indiscutível que a primeira premissa, quando se sugere aromatizar o ambiente, é gerar nas pessoas sensações como:
Higiene: O odor agradável sugere que o ambiente está limpo;
Aconchego: Espaços perfumados adequadamente insinuam que a pessoa é bem-vinda;
Tranquilidade: É fato indiscutível que os aromas corretos promovem maior índice de quietude a concentração na pessoa;
Sensações: Odores, aromas e cheiros estimula sensações logo ele deve ser condizente com o desejo que o estabelecimento comercial pretende despertar no seu visitante.
Ainda seguindo a mesma linha dos benefícios do marketing olfativo, vamos levar o conceito para a realidade.
Quem não vai preferir entrar e comprar em uma loja que oferece aroma de acordo com o seu tipo de negócio?
Entenda as 10 possibilidades do marketing olfativo para o aumento das vendas.
1. Melhorar o posicionamento da marca
“ O aroma pode ser a melhor lembrança fixada na mente do cliente”
Quando entramos em um local que possui um cheiro muito próprio, ele se torna fácil de reconhecer a todo momento.
E, quem entende de marketing sabe o quanto é importante ser lembrado e reconhecido. É por esse motivo que o investimento nessa área se torna cada vez mais frequente e tem feito sucesso entre as maiores empresas do mundo.
2. Melhorar a experiências dos clientes
Entrar em uma loja que possui um aroma agradável, marcante, mas, sutil, é uma das experiências mais positivas que o cliente pode ter.
É automático o interesse pelos produtos.
Investir em marketing olfativo não é só importante para o conforto dos possíveis compradores, mas também para aumentar as vendas.
3. Tornar a marca inesquecível
Assim como o marketing olfativo pode ajudar no aumento de vendas, ele ainda torna a experiência com o estabelecimento ou com a marca algo inesquecível.
Estudos já provaram que o nosso cérebro possui uma conexão entre os aromas e os sentimentos, o que pode fazer com que o cliente jamais esqueça o momento que viveu quando estava em contato com os produtos.
4. Aumentar o tempo de permanência dos clientes
Quando os clientes estão se sentindo à vontade e em um ambiente agradável e receptivo, tendem a passar mais tempo dentro da loja e consequentemente, compram mais.
Um aroma que traga conforto pode ser fator essencial para fazer com que ele tenha essa sensação de bem-estar em seu estabelecimento.
5. Atrair novos clientes
O mesmo vale para os novos clientes. Existem inúmeras pesquisas que apontam para o cheiro como fator de motivação para que uma pessoa entre em uma loja.
Quanto mais agradável ele for, maior a chance de que novos clientes sejam atraídos!
6. Aumentar a percepção de valor do produto/serviço
Estudos de marketing olfativo indicam que um aroma agradável pode ser capaz de fazer com que seu cliente veja o produto como algo mais valioso, que compensa o investimento da compra.
Afinal, quando há uma relação positiva entre quem está consumindo e o estabelecimento, a chance daquele produto ser valorizado aumenta consideravelmente.
7. Aumentar o ticket médio do produto/serviço
Como o cliente passará mais tempo na sua loja e também valorizará mais o seu produto, as chances de consumo também crescem.
Notoriamente, as chances de novas vendas para o mesmo cliente são evidenciadas, porque de fato, você ofereceu uma experiência agradável.
8. Criar fidelização da marca
O aroma próprio da sua marca gera insight de compra, toda vez que a necessidade do produto se fizer presente na rotina da pessoa (cliente/consumidor), pois a sensação de bem-estar enquanto permaneceu no seu estabelecimento lhe foi agradável, trouxe benefícios e boas lembranças.
Logo a associação da marca com o aroma é eminente, influenciando para que o cliente se torne fiel ao produto.
Memórias e desejos serão estimulados através deste aroma e, de forma inconsciente, a fidelização irá ocorrer.
9. Melhorar o desempenho no local de trabalho
Além dos clientes, é relevante que todos os colaboradores se mantenham motivados e produtivos para que os projetos de aumentar as vendas, sejam eficientes.
Utilizando os preceitos do Marketing Olfativo, com aromatização de ambientes, as fragrâncias adequadas para o seu tipo de negócio serão estudadas para promover a sintonia e dedicação da equipe.
Em contrapartida, engajamento e mais negócios fechados!
10. Estimular desejo nos clientes
Por último, o desejo de compra: quando estamos em um lugar onde nos sentimentos confortáveis, o desejo de compra aumenta consideravelmente, como no exemplo do café no início do texto.
O conceito de aromatização veio para trazer mais conforto e possibilidades de experiências incríveis aos clientes.
O marketing com foco na aromatização de ambientes, tem sido cada vez mais estudado, está entre os mais incríveis investimentos para aumentar vendas, bem como melhorar a posição da empresa no mercado.
Já é comum que algumas marcas sejam lembradas pelos seus aromas únicos. E, isso, também é possível para a sua empresa!
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