MARKETING OLFATIVO… O QUE É E PARA QUE SERVE!
- Alexandre Lemos
- 17 de ago. de 2021
- 4 min de leitura
O marketing olfativo é bem mais que uma relevante estratégia para diferenciar e agregar, pois possibilita desenvolver vínculos significativos entre empresa e cliente.

A essência principal da aromatização coordenada, é construir, após estudos e análises da filosofia e de produtos da empresa, determinada fragrância, que disposta estrategicamente aguçam o olfato e causam efeitos positivos no cérebro humano.
Não são fórmulas ou poções mágicas escolhidas aleatoriamente, mas sim, compostos previamente estudados e com uma proposta, que visa principalmente efetivar vínculos que se inicia com o reconhecimento da marca.
Se observarmos a história do marketing olfativo através dos tempos, chegamos a Las Vegas nos Estados Unidos, pois foi lá que as primeiras técnicas da estratégia dos aromas influenciaram o comportamento humano. Acredite ou não, as máquinas de caça níqueis dos anos 70, eram aromatizadas a fim de apostadores permanecerem jogando e aumentando suas apostas.
Nos anos 80, os conceitos e os benefícios da aromaterapia foram difundidos de forma grandiosa e de certa forma influenciaram também para que o marketing olfativo se propagasse.
Gradualmente, a aromatização dos ambientes e dos produtos passou a ser pauta obrigatória como estratégia de marketing sensorial. Hoje, grandes marcas brasileiras e internacionais investem muito para criar uma “fragrância única” que melhor combine com a sua imagem de empresa.
É importante destacar que o marketing olfativo é uma proposta ampla, que vence as barreiras e limitações, pois se faz presente não apenas na produção de aromas para lojistas e seus segmentos.
Os efeitos positivos para tornar momento memoráveis através do olfato estão sendo criteriosamente aproveitados para ocasiões variadas, como por exemplo, marketing olfativo para casamentos, shows, palestras, workshop, anúncios perfumados, entre outros.
O marketing olfativo e antes de tudo para prover conforto e vínculos

Todas as teses demonstram que somos agraciados e de certa forma manipulados por todos os sentidos. Usar cores, formas e aromas para desabrochar emoções e sentimentos, é uma maneira sutil de atrair e despertar interesse em clientes.
Imagine todo conforto sensorial que as estratégias do marketing olfativo irão providenciar para seus clientes ao frequentar o espaço, e não apenas, pois colaboradores também se sentirão mais dispostos para o trabalho.
No entanto, a simples “mistura de perfumes”, sem objetivo, com fragrâncias fortes demais ou adocicadas em excesso, podem acabar em efeito oposto, contribuindo para que as pessoas que estão no espaço fiquem com dor de cabeça, enjoados e até náuseas.
Essas situações reforçam que, somente empresas especializadas no assunto, podem se considerar aptas para colocar em prática todos os ensinamentos do marketing olfativo. Imaginar que dispor alguns difusores comprados em farmácia, ou fazer uso de sprays, ou pior ainda “queimar incenso” é aromatizar ambientes, pode realmente colocar o seu negócio em maus lençóis.
O efeito contrário, quando a aromatização é pensada erradamente pode acabar afastando clientes e comprometer o posicionamento da marca ou negócio. A fragrância marcante, o equilíbrio e a sintonia são condições que jamais podem ser ignoradas quando falamos em estratégias do marketing olfativo, indiferente se para negócios ou outros eventos.
É por isso que somente os especialistas em fragrâncias devem ser consultados para elaborar o cheiro que irá caracterizar o produto, o momento ou o ambiente.
Para que mais serve o marketing olfativo?

Quantas vezes você já percebeu um aroma, sem ao menos poder enxergar de onde vem, ou ao que se refere? Dentro de nós, as melhores lembranças estão associadas aos perfumes, que quando sentidos não importa em qualquer momento nos traz à tona experiências guardadas ou nos abre para novas.
Assim é o modo de pensar e de colocar em prática o marketing olfativo, que através da aromatização, pode transformar ambientes e promover o aumento das vendas consideravelmente.
Todas as situações abaixo se beneficiam com as estratégias da aromatização direcionada, veja:
• No varejo: Auxiliar para aumentar o tempo de permanência do cliente dentro da loja e estimula a vontade de consumir;
• Para campanhas publicitárias: as formas de uso são imensamente amplas, seja com peças publicitárias com anúncios perfumados, papel aromatizado, entre outros;
• Marketing olfativo em produtos: a cada dia mais compramos produtos com perfume caraterístico. Possibilidade de desenvolver vínculo afetivo e de fidelização ímpar.
Ou seja, por todos os lados nos deparamos com as possibilidades do marketing olfativo, ele vem sendo aplicado e difundido pelo mundo desde a década de 70, no entanto, aqui no Brasil podemos dizer que ainda engatinhamos.
Empresas conceituadas como a Chanel, Dior e Givenchy, por exemplo, são tão conhecidas pelas roupas que comercializam, quanto por seus perfumes e cosméticos.
As empresas de automóveis, que desenvolveram fragrâncias específicas para despertar o cheiro de carro novo. Um insight que ultrapassa os atributos normais do produto e permite interpretações definitivas para compra.
Fabricantes de brinquedos infantis, apostam veementemente no marketing olfativo como uma das estratégias mais eficientes de venda, inclusive antes mesmo do apelo visual.
Investir no marketing olfativo é pensar no futuro
Perceba que, com as estratégias corretas do marketing olfativo é possível permitir que o aroma seja a melhor lembrança para os clientes, e que mesmo a longo prazo está memória olfativa estará sempre presente. É possível sim, através do olfato, criar o vínculo essencial para que a empresa possa se perpetuar de forma efetiva, tornando-se a preferida pelo consumidor pela perfeita sintonia entre o aroma, utilidade e bons sentimentos.
Marketing olfativo é um assunto sério, viável para qualquer segmento e totalmente favorável para fixar a marca e o produto.
Pense sobre isso, e entre em contanto com a Lebrule Sense e entenda como você também pode se beneficiar do marketing olfativo para seus negócios.
Comentários