PORQUE O MARKETING OLFATIVO É UMA ESTRATÉGIA PARA O SUCESSO.
- Alexandre Lemos
- 17 de ago. de 2021
- 3 min de leitura
O Marketing Olfativo surge como proposta sólida para despertar em cada cliente sensações e consequentemente ações.

Considerar encontrar o aroma que possa transmitir a essência da empresa é hoje prioridade para criar a identidade olfativa nos clientes. No entanto este perfume característico, além de causar boas sensações naquele momento específico, precisa também persuadir a memória olfativa do cliente.
Criar a identidade olfativa é uma tarefa séria, aliás, exige grande comprometimento, porque o marketing olfativo não pode ser um fato nem um ato isolado. Ao contrário, deve ser semanticamente pensado dentro do contexto mercadológico do negócio.
Exige-se ética também para compor o aroma que se pretende, a fim de interagir com o público.
A Lebrule Sense realiza projetos consistentes e éticos de marketing olfativo conforme a necessidade do cliente. Indiferente do nicho, possui profissionais com amplo conhecimento técnico para desenvolver a fragrância que mais irá elevar o valor da sua empresa.
Muitos segmentos já aderiram a eficiente estratégia olfativa e a possibilidade para hotéis e clínicas é ainda mais interessante. Acompanhe estes 3 cases dentro desses nichos.
Case 1 – Hotel Paradisus Cancún

O Hotel Paradisus é um símbolo de qualidade quando o assunto é hospedagem, cardápio, atendimento, aliás tudo por lá é criteriosamente pensado para “deleitar” cada hóspede.
Localizado em Cancún no México, tem como visual o oceano, e o perfume típico das essências tropicais se fazem presente nas acomodações, roupas de cama e banho.
Este hotel ainda é muito jovem, mas seu foco em proporcionar paz e tranquilidade aos visitantes foi incorporado ao seu perfume característico. Logo, além de usufruir fisicamente de toda esplêndida estrutura, cada cliente também será persuadido pela excelente experiência sensorial.
Entre os ganhos após a aplicação do marketing olfativo destacam-se:
Maior número de recomendações a outros usuários;
Nos comentários em sites especializados de viagens e turismos, pessoas que se hospedaram no hotel mencionaram sobre o aroma agradável;
Os hóspedes passaram a elogiar com mais frequência;
Maior tempo de permanência dos hóspedes nas áreas aromatizadas.
Case 2 – Serrano Resort Convenções & SPA

Vamos nos ater neste caso brasileiro de marketing olfativo para compreender o quanto é importante frisar a lembrança olfativa em cada visitante.
Como parte do grupo GJP Hotels & Resorts e localizado na espetacular serra gaúcha, a ideia de investir na criação da identidade olfativa foi iniciada faz tempo.
Quando andamos pelos corredores, quartos e demais dependências é possível perceber o sutil cheiro de gengibre e capim santo, meticulosamente harmonizados.
Para algum distraído, pode até se imaginar a céu aberto, para os mais centrados o aroma se traduz em aconchego.
Case 3 – Clínica odontológica Dental Arte

Se você perguntar para qualquer pessoa, qual a sensação que mais prevalece quando é necessário ir ao dentista, quase 100% das pessoas responderiam que sentem pavor. Também localizada no sul do Brasil, a clínica odontológica em questão, optou como estratégia paralela o marketing olfativo.
A ideia era dar mais conforto emocional aos seus pacientes incorporando um aroma muito relaxante e também criar referência e vínculo com pacientes e usuários prováveis, que ao visitarem o local levariam consigo a lembrança positiva do aroma e não por se tratar de um consultório dentário.
O recurso serviu também para uniformizar o programa de franqueados, que além da identidade visual comum para todos os consultórios da rede, passaram também a ter um perfume característico e unânime.
O resultado foi além do esperado, considerando que são vários espaços o aroma peculiar unificou a equipe e melhoras no humor dos clientes foi percebido.
A abordagem sensorial utilizada é eficiente até hoje.
A estratégia do marketing olfativo como uma possibilidade também para seu negócio
Adotar o marketing olfativo, não requer nenhuma ação mirabolante ou demasiadamente onerosa.
E aplicando no seu negócio, será possível a transformação com mais chances de:
Maior percepção de qualidade do serviço;
Fidelização de clientes;
Mais produtividade por parte dos colaboradores;
Reconhecimento do produto e da marca.
Naturalmente que para colocar em prática as estratégias do marketing olfativo é fundamental que fale com especialistas no assunto.
A Lebrule Sense é um especialista e convida você para agendar uma visita, ou mesmo manter contato via e-mail para assim saber ao certo o que realmente é o marketing olfativo e o que ele pode fazer pela sua empresa.



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