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MARKETING OLFATIVO COMO ESTRATÉGIA PARA O SUCESSO.

  • Alexandre Lemos
  • 17 de ago. de 2021
  • 3 min de leitura

O Marketing Olfativo não é apenas mais uma estratégia para divulgar produtos, mas sim uma proposta para o reconhecimento global da marca.



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Tanto é que grandes empresas vêm apostando no desenvolvimento de uma identidade olfativa como, por exemplo, StarBucks, Nike e Metricon.


Neste artigo vamos destacar brevemente como cada uma dessas empresas incorpora à sua marca a identidade olfativa.


Antes, é importante lembrar que são várias as ações que podem ser pensadas considerando a aromatização.


Naturalmente que o “perfume” escolhido para representar o produto, a empresa e com maior repercussão a marca, deve transparecer a essência do negócio.


Deve também ser sutil, único e meticulosamente incorporado seguindo a estratégia mercadológica e filosófica da empresa.


Em contrapartida quem será o responsável pela magnitude de “criar o aroma ideal” para cada empresa, necessariamente deve entender do assunto.


Pois além da sensibilidade que a proposta exige, o conhecimento técnico é imprescindível para o preparo do “cheiro” que será usado para identificar o produto.


Encantar cada cliente através de um perfume exclusivo e marcante, que lhe traga boas sensações e porque não dizer lembranças, este é um dos desafios do marketing olfativo.


Desafio que a Lebrule Sense assume com:

  1. Responsabilidade

  2. Conhecimento

  3. Compromisso

Para oferecer aos seus clientes a oportunidade de incorporar ao seu produto e a sua marca a identidade olfativa.


acompanhe abaixo 3 cases onde o marketing olfativo eleva o status da marca

Case 1: Alimentação – Starbucks

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Talvez o caso de maior sucesso da aplicação das técnicas de marketing olfativo seja na conhecida Starbucks.


Sem dúvida, se você já teve a oportunidade de frequentar esse estabelecimento sabe que a presença da marca é incrível no ambiente.


O mais interessante da estratégia é que ela não é percebida pela maioria dos clientes.

Por exemplo, a decoração em madeira, os verdes escuros, o desenho dos menus, a música e, claro, o aroma fresco do café são toques que fazer a aromatização de ambientes.


Sem contar que torna a experiência de consumo extremamente ligada aos produtos da marca.


Case 2: Roupas – Nike

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Outro exemplo de sucesso com a aromatização de produto é a Nike.


A empresa também identificou rapidamente que a aromatização de roupas, tênis e acessórios pessoais em geral, favorecem sim a experiência de compra. Ao comprar um novo produto ou até mesmo antes de entrar na loja, os consumidores desenvolvem associações com a marca.


Tanto a parte psicológica como também a fisiológica passar a dar grande importância ao sentido olfativo. E isso também não é para menos dado que os aromas causam sensações bem confortáveis no organismo.


O resultado disso tudo é que cada vez mais consumidores se ligam a marca e, portanto, os números de vendas seguem crescendo de maneira bastante interessante.


Case 3: Imobiliária – Metricon

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A Metricon é uma empresa australiana do segmento imobiliário e está sempre a frente quando o assunto é inovação.


Explorar essa estratégia com aromatização de ambientes é uma de suas iniciativas.

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azões para você também considerar incorporar o Marketing Olfativo também no seu negócio imobiliário.


Porque, por meio dessa ferramenta pode-se desfrutar:

  • Melhora no humor dos indivíduos ao serem expostos a fragrância;

  • Ajuda a valorizar o imóvel;

  • Facilidade a concretização da venda;

  • Favorece a criação da identidade visual da empresa;

  • Traz perspectivas de compra ou locação a longo prazo.

Tanto é que as oportunidades oferecidas pela aromatização de ambientes foram percebidas pela gigante Metricon.


A combinação perfeita de perfume com o ambiente favorece a experiência do usuário. Como consequência disso, a empresa pode se beneficiar de mais efetividade nas vendas, pois ao visitarem os imóveis a sensação é de que o espaço é exatamente o que precisavam.


Mas saiba que para ter sucesso na utilização dos produtos é preciso levar em considerações alguns fatores. Como, por exemplo:

  • Características dos ambientes;

  • Quais são as peculiaridades locais;

  • Clima;

  • Pontos fortes do imóvel;

  • Perfil do cliente.

Dentre outras questões.


Vale lembrar que a aromatização de ambientes também pode ser aplicada para locação.


Aderir as estratégias do Marketing Olfativo é participar de um movimento mundial


Como pode perceber, é possível ajustar os interesses de cada cliente para melhorar a assertividade das vendas através da elaboração de uma identidade olfativa. Entretanto, a efetividade do projeto está ligada a elaboração por profissionais especializados, pois a aplicação das técnicas do marketing olfativo requer experiência para encontrar a melhor solução para cada caso, em especial o seu.


 
 
 

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