MARKETING OLFATIVO COMO ESTRATÉGIA PARA O SUCESSO.
- Alexandre Lemos
- 17 de ago. de 2021
- 3 min de leitura
O Marketing Olfativo não é apenas mais uma estratégia para divulgar produtos, mas sim uma proposta para o reconhecimento global da marca.

Tanto é que grandes empresas vêm apostando no desenvolvimento de uma identidade olfativa como, por exemplo, StarBucks, Nike e Metricon.
Neste artigo vamos destacar brevemente como cada uma dessas empresas incorpora à sua marca a identidade olfativa.
Antes, é importante lembrar que são várias as ações que podem ser pensadas considerando a aromatização.
Naturalmente que o “perfume” escolhido para representar o produto, a empresa e com maior repercussão a marca, deve transparecer a essência do negócio.
Deve também ser sutil, único e meticulosamente incorporado seguindo a estratégia mercadológica e filosófica da empresa.
Em contrapartida quem será o responsável pela magnitude de “criar o aroma ideal” para cada empresa, necessariamente deve entender do assunto.
Pois além da sensibilidade que a proposta exige, o conhecimento técnico é imprescindível para o preparo do “cheiro” que será usado para identificar o produto.
Encantar cada cliente através de um perfume exclusivo e marcante, que lhe traga boas sensações e porque não dizer lembranças, este é um dos desafios do marketing olfativo.
Desafio que a Lebrule Sense assume com:
Responsabilidade
Conhecimento
Compromisso
Para oferecer aos seus clientes a oportunidade de incorporar ao seu produto e a sua marca a identidade olfativa.
acompanhe abaixo 3 cases onde o marketing olfativo eleva o status da marca
Case 1: Alimentação – Starbucks

Talvez o caso de maior sucesso da aplicação das técnicas de marketing olfativo seja na conhecida Starbucks.
Sem dúvida, se você já teve a oportunidade de frequentar esse estabelecimento sabe que a presença da marca é incrível no ambiente.
O mais interessante da estratégia é que ela não é percebida pela maioria dos clientes.
Por exemplo, a decoração em madeira, os verdes escuros, o desenho dos menus, a música e, claro, o aroma fresco do café são toques que fazer a aromatização de ambientes.
Sem contar que torna a experiência de consumo extremamente ligada aos produtos da marca.
Case 2: Roupas – Nike

Outro exemplo de sucesso com a aromatização de produto é a Nike.
A empresa também identificou rapidamente que a aromatização de roupas, tênis e acessórios pessoais em geral, favorecem sim a experiência de compra. Ao comprar um novo produto ou até mesmo antes de entrar na loja, os consumidores desenvolvem associações com a marca.
Tanto a parte psicológica como também a fisiológica passar a dar grande importância ao sentido olfativo. E isso também não é para menos dado que os aromas causam sensações bem confortáveis no organismo.
O resultado disso tudo é que cada vez mais consumidores se ligam a marca e, portanto, os números de vendas seguem crescendo de maneira bastante interessante.
Case 3: Imobiliária – Metricon

A Metricon é uma empresa australiana do segmento imobiliário e está sempre a frente quando o assunto é inovação.
Explorar essa estratégia com aromatização de ambientes é uma de suas iniciativas.
R
azões para você também considerar incorporar o Marketing Olfativo também no seu negócio imobiliário.
Porque, por meio dessa ferramenta pode-se desfrutar:
Melhora no humor dos indivíduos ao serem expostos a fragrância;
Ajuda a valorizar o imóvel;
Facilidade a concretização da venda;
Favorece a criação da identidade visual da empresa;
Traz perspectivas de compra ou locação a longo prazo.
Tanto é que as oportunidades oferecidas pela aromatização de ambientes foram percebidas pela gigante Metricon.
A combinação perfeita de perfume com o ambiente favorece a experiência do usuário. Como consequência disso, a empresa pode se beneficiar de mais efetividade nas vendas, pois ao visitarem os imóveis a sensação é de que o espaço é exatamente o que precisavam.
Mas saiba que para ter sucesso na utilização dos produtos é preciso levar em considerações alguns fatores. Como, por exemplo:
Características dos ambientes;
Quais são as peculiaridades locais;
Clima;
Pontos fortes do imóvel;
Perfil do cliente.
Dentre outras questões.
Vale lembrar que a aromatização de ambientes também pode ser aplicada para locação.
Aderir as estratégias do Marketing Olfativo é participar de um movimento mundial
Como pode perceber, é possível ajustar os interesses de cada cliente para melhorar a assertividade das vendas através da elaboração de uma identidade olfativa. Entretanto, a efetividade do projeto está ligada a elaboração por profissionais especializados, pois a aplicação das técnicas do marketing olfativo requer experiência para encontrar a melhor solução para cada caso, em especial o seu.



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